segunda-feira, 12 de março de 2012

11 de Março Montejunto

domingo, 4 de março de 2012

Serra Montejunto Rescaldo

 ....e aí fomos nós ( Abel + Aguinaldo + JBraga) até Montejunto, parámos o carro em Cabanas de Torres e depois foi sempre a subir até às antenas, à Igreja da Nossa Senhora das Neves e Ermida de S. João Baptista. Dia brutal de BTT....Para a semana há mais :D

Serra de Montejunto é uma serra de Portugal. É o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. 
Em Montejunto existem as ruínas de dois conventos: um mais antigo dominicano, do século XII, e outro que não chegou a ser concluído. Os monges do primeiro, aproveitando as condições climáticas da serra, construíram tanques onde recolhiam gelo que depois enviavam para Lisboa. É por este motivo que Montejunto é também conhecida por serra da Neve. Esta indústria perdurou até 1885.
A pouca distância das ruínas do convento, ficam as Ermidas da Senhora das Neves, do século XIII e de São João, revestidas de azulejos.
Subindo ao cume da Serra desfruta-se da imensidão e beleza desta "varanda da Estremadura", área protegida de âmbito regional.
Origem: Wikipédia,

Serra Montejunto